TRADUÇÃO

sábado, 24 de julho de 2010

Prioriza a IQ quem é capaz de usá-la em benefício de todos


No mundo onde cresce a passos largos o desenvolvimento da  inteligência artificial,  estão a surgir mil adjetivos para qualificar a inteligência em  teorias,como as de Gardner,  das Inteligências Múltiplas. O terapeuta  Jorge Menezes cunhou mais uma delas, descrita no livro Inteligência quântica: aplicações da teoria quântica na transformação humana.

A palavra Inteligência, a grosso modo, significa: destreza mental; habilidade para  aprender; capacidade de apreender ou compreender; agudeza de raciocínio, perspicácia; faculdade para adaptar-se facilmente; boa interpretação, percepção... Mas, para o autor do livro, a verdadeira inteligência é a IQ, conceituada por ele como a capacidade que o ser humano tem de compreender e de logo encontrar a solução mais adequada para uma situação que se apresente. De antemão ele avisa que para que isso ocorra, é necessário não ter preconceitos, porque uma pessoa preconceituosa é sempre limitada, cria condições e restrições ao mesmo tempo. Quando nos descondicionamos, ampliamos a consciência e aumentamos a capacidade de enxergar infinitas possibilidades.

Embora nos dias atuais se fale em inteligência lingüística e verbal;inteligência matemática e lógica; inteligência emocional e tantas outras espécies de inteligência – estratificada pelos cientistas muito mais para  tipificar os seres humanos - todas se restringem ao tipo de capacidade que a pessoa possui ou que possuirá um dia, conforme se dedique, mais ou menos, ao seu desenvolvimento.  A IQ, no entanto, se refere ao ser como um todo, não se limitando às suas capacidades específicas, ao mesmo tempo em que permite trazer para o consciente infinitas outras capacidades.

Menezes afirma que com a IQ, a pessoa vai muito além de suas capacidades. Diante da ampliação da consciência ela passa a compreender e sentir-se como um ser infinito e responsável por tudo o que cria para a sua vida e também para todo o universo, a partir das vibrações que emite. A transformação humana alcançada através da aplicação da teoria quântica deve beirar o extraordinário, tamanha é a abrangência das possibilidades que traz no seu bojo. Já não importa tanto à pessoa com a consciência ampliada, se ela é capaz de realizar algo específico. Cessam todas as disputas, as competições, a baixa autoestima... Guerras nunca mais!Ela sabe que é ela é capaz! 

Não há limites para as capacidades que podem ser acessadas pelo ser humano, na biblioteca de seu espírito, explica o escritor.  Ao expandir-se, a própria consciência pode trazer, pela via da regressão - ou por outro método diverso - o que já foi capaz de fazer no passado para voltar a utilizar no presente, e, a partir disso, poder desenvolver outras novas habilidades

O ser que se percebe infinito é capaz de despertar talentos, interesses e motivações que estão adormecidos na memória de suas células. O corpo quântico é o corpo compreendido em toda a sua estrutura, além dos limites do físico e integrado a todo o universo. É nele que estão contidos os registros de todas as vidas. Absolutamente tudo o que você experimentou  está registrado na memória de suas células, no seu DNA, é só resgatar.Vale conferir, não?Namastê!



Nenhum comentário:

Postar um comentário