TRADUÇÃO

sábado, 7 de agosto de 2010

Obsessão espiritual reconhecida pelo CID e DSM IV



O homem não é só um corpo carnal. Esta é uma revolução do conceito de homem muito maior do que a revolução da Cosmovisão em que o Geocentrismo (a Terra é o centro de tudo) cedeu lugar ao heliocentrismo (o Sol é o centro de tudo .Masaharu Taniguchi
Embora o Código Internacional de Doenças, CID,  e o Manual de Estatística de Desordens Mentais da Associação Americana de Psiquiatria,  -DSM IV , desde  1998,  reconheçam o estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade, com manutenção de consciência do meio ambiente, fazendo a distinção entre os normais,  ou seja, os que acontecem por incorporação ou atuação dos espíritos,  e os  patológicos ,  provocados por doença,  o que ocorre é que  ainda muitos médicos rotulam todas as pessoas que dizem ouvir vozes ou ver espíritos como psicóticas. E o pior, é que se forem seus clientes, tratam-nas com medicamentos pesados pelo resto de suas vidas. Vidas?
Portanto, a Psiquiatria já faz a distinção entre o estado de transe normal e o dos psicóticos que seriam anormais ou doentios.
O próprio DSM IV  alerta que o médico deve tomar cuidado para não diagnosticar de forma equivocada como alucinação ou psicose, casos de pessoas de determinadas comunidades religiosas que dizem ver ou ouvir espíritos de pessoas mortas, porque isso pode não significar uma alucinação ou loucura.
Os casos, por exemplo, em que a pessoa entra em transe durante os cultos religiosos e sessões mediúnicas não são considerados doença. Neste aspecto, a alucinação é um sintoma que pode surgir tanto na ‘loucura’(transtornos mentais psiquiátricos) como na interferência de um ser desencarnado, gerando a obsessão espiritual.
Felizmente, o número de médicos - e outros profissionais que trabalham com a dor humana e suas tentativas de cura, ou pelo menos  alívio -  começam a perceber e a tratar  mais do que as vísceras embutidas no corpo, incluindo também o espírito que habita este corpo,  já é considerável.
Os preconceitos começam a cair por terra, não tão ligeiro como gostaríamos; observem que  Carl Gustav Jung, discípulo de Freud, já naquela época, teria estudado  o caso de uma médium que recebia espíritos por incorporação nas sessões espíritas.
 Mas temos muita esperança de que em breve todas as faculdades de medicina e áreas afins estudem e pratiquem uma medicina mais espiritualizada.
Até mesmo a Rede Globo, vem prestando um serviço à causa, com a atual novela das seis,  ao  abordar  novamente a temática da comunicação dos espíritos, da reencarnação, popularizando mais o tema e levando ao debate , mesmo que informal, considerando-se sua elevada audiência.
E para encerrar, raciocinem comigo: todos hão de convir que é bastante palpável que haja vida além dessa nossa singela trajetória por este planeta. A própria Ciência, via física quântica, está capitulando.
Nos dias de hoje, nem mesmo um materialista convicto pode, em sã consciência, imaginar que este universo incomensurável, no qual a terra é apenas comparável a um grão de areia na Via Láctea, entre milhões de outras galáxias existentes,  tenha sido construído para o homem reinar soberano, no máximo por cento e poucos  anos.Pense nisso! Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário